sábado, 29 de novembro de 2008

UMAR e a campanha (preventiva) contra a violência

.
.
A UMAR (União das Mulheres Alternativa e Resposta) desenvolve, na nossa Escola, desde há dois anos, uma actividade de aprendizagem cívica, com carácter preventivo, contra a violência (de género e de todo o género). Os resultados desta actividade são, tanto quanto os conseguimos avaliar, bons. De tal forma os apreciamos, que é nossa vontade (da Escola e da UMAR) alargar a intervenção a outros jovens (em mais turmas e em mais anos lectivos).
.
Esta é uma semana particularmente triste para todos, mas sobretudo para a UMAR e para uma sua activista, que foi agredida, enquanto Professora, numa Escola nossa vizinha.
.
Não é por conhecermos a Professora que manifestamos, publicamente, a nossa indignação e solidariedade. Não é por trabalharmos com a UMAR que dizemos não à violência. Não é por sermos Escola que queremos proclamar o civismo, o respeito, a tolerância e a paz como valores que devem prevalecer, em qualquer situação.
.
Fazemo-lo porque acreditamos que a violência é, sempre, condenável e intolerável. Nunca é solução. E, na Escola, sobretudo na Escola, como na família, temos que conseguir erradicá-la.
À Professora Artemisa, à Escola EB 2/3 de Jovim e à UMAR, o nosso carinho, solidariedade e apoio.
.
.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Posição do Conselho Pedagógico face à moção aprovada pelos Professores da Escola (Avaliação de Desempenho)

.
.
À semelhança do que os Professores fizeram, também o Conselho Pedagógico da Escola tomou posição quanto à avaliação de desempenho. Mais uma vez, a noção de responsabilidade e a sensatez são características notáveis (que se notam) no que se decide.
.
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE VALBOM
.
Tomada de Posição do Conselho Pedagógico da Escola Secundária/3 de Valbom
.
Assunto: Pedido de suspensão imediata do processo de aplicação do modelo de Avaliação do Desempenho Docente.
.
O Conselho Pedagógico da Escola Secundária/3 de Valbom, reunido ordinariamente em 19 de Novembro de 2008, tomou conhecimento da moção relativa ao processo de avaliação de desempenho do pessoal docente, aprovada em assembleia de professores, levada a efeito em 18 de Novembro de 2008, pelas 18.30 horas.
.
Em resposta à moção apresentada, e após análise da mesma, o Conselho Pedagógico manifesta, por unanimidade, a sua total solidariedade, publicitando a posição tomada.
.
A Presidente
Professora Carolina Ramos
.
.

sábado, 22 de novembro de 2008

Corta-Mato Escolar

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Corridas, participantes e vencedores. Professores de Educação Física organizadores. Dia diferente, dia excelente.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Ler+

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Coordenado pela Biblioteca/Centro de Recursos Educativos Dra. Luísa Guedes, foi apresentado o Ler+ na (nossa) Escola, do Plano Nacional de Leitura.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Biblioteca Municipal de Gondomar

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A Câmara Municipal de Gondomar, com a gentileza e a qualidade que nos vem habituando, endereçou-nos um convite para estarmos hoje, dia 22 de Novembro de 2008, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Gondomar, para participarmos no Encontro Literário "À Conversa com Albano Martins".
.
Já o vamos fazendo, com regularidade. Desta vez, com mais gosto o fizemos. Albano Martins, poeta, foi também Professor do Ensino, à data Liceal, hoje chamado Secundário. E, mais relevante ainda, foi Professor do Presidente do Conselho Executivo, há trinta e tal anos. Na altura, com a inconsequência da juventude, pouco terá ganho com tal facto. Serviu o dia de hoje para, de alguma forma, compensar essa falha do passado.
.
Uma das aprendizagens concretizadas, nesta sessão, centra-se num tipo específico de poesia, oriundo do Japão, chamado Haicai. Eis alguns exemplos, criados por Albano Martins:
.
.
QUATRO HAICAIS
.
.
1. Se houve um paraíso, foi
depois, quando a maçã
foi mordida.
.
2. A cabeça da lua
entre as coxas.
O sexo do luar.
.
3. Solitários, solidários
ambos – Hermes
e Afrodite.
.
4. A um passo
da luz fulguram,
grávidas, as espadas.
.
.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Moção

.
.
Uma moção diferente, desde logo no(s) destinatário(s):
.
MOÇÃO
.
Exma. Senhora Ministra da Educação
.
Com conhecimento:
Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Primeiro-ministro
Exmos. Senhores Deputados da Assembleia da República
Exma. Senhora Directora Regional da Educação do Norte
Exma. Senhora Presidente do Conselho Geral Transitório
Exmo. Senhor Presidente do Conselho Executivo
Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico
Exmo. Senhor Provedor de Justiça
Exmo. Senhor Presidente da Associação de Pais da ESV
.
Os professores da Escola Secundária/3 de Valbom, em Valbom – Gondomar, reunidos, no Auditório, no dia dezoito de Novembro de 2008, pelas dezoito e trinta horas, e no exercício do seu direito à opinião e à recomendação, no que se refere às orientações e ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino e do sistema educativo, consagrado na alínea a) do nº 2 do Artigo 5º do Estatuto da Carreira Docente (ECD); no cumprimento do seu dever de reflexão sobre o trabalho realizado, e tendo em consideração que a avaliação de desempenho deve ser, primordialmente, um instrumento de promoção da qualidade do trabalho docente e do desenvolvimento profissional, manifestam o mais veemente desagrado e total discordância perante o actual modelo de Avaliação de Desempenho, introduzido pelo Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro.
.
Não questionam a avaliação de desempenho como instrumento conducente à valorização das suas práticas docentes, com resultados positivos nas aprendizagens dos alunos e promotor do desenvolvimento profissional – pelo contrário, exigem-na.
.
No entanto, o actual modelo:
§ não se centra no que é fundamental na actividade do professor: ensinar;
§ não contribui para uma alteração positiva das práticas dos professores;
§ perturba fortemente o funcionamento das escolas nos seus aspectos essenciais;
§ e é inaplicável de forma transparente, objectiva e justa.
.
Mais especificamente, consideram que:
1. Este modelo de avaliação de desempenho não está orientado para a qualificação do serviço docente, nem para a melhoria da qualidade da Educação, enquanto serviço público;
2. O próprio Conselho Científico da Avaliação dos Professores emitiu “algumas recomendações gerais”, de entre as quais refere: “O modo como o actual quadro legal interpreta as quatro dimensões da avaliação (…) e define, a partir delas, um vasto leque de “parâmetros classificativos”, “indicadores de classificação” e “itens de avaliação”, nem sempre encontra, na formulação jurídica adoptada, correspondência com os conceitos a que a literatura científica tem chegado nesta matéria, dando lugar a incongruências que evidenciam uma ausência de consistência entre termos e conceitos fundamentais utilizados como referentes da avaliação.”
3. O processo do actual modelo de avaliação de desempenho prejudica, paradoxalmente, o desempenho dos professores, devido à carga burocrática e às inúmeras reuniões que exige, desviando-os da actividade primordial de um professor;
4. A aplicação do modelo revela-se morosa, é dificultada pela falta de informação cabal e inequívoca às perguntas que vão, naturalmente, surgindo, para além de que o grau de subjectividade de muitos dos itens constantes das fichas do Ministério da Educação impede que a avaliação de desempenho seja feita com a devida objectividade;
5. Este modelo reveste-se de enorme complexidade, é objecto de leituras difusas e distantes, que nem o próprio Ministério da Educação tem conseguido, até ao momento, explicar devidamente;
6. Este modelo impõe uma avaliação potencialmente parcial e criadora de um mau ambiente na escola, ao centrar a avaliação na acção individual dos avaliados/professores, relegando para segundo plano o trabalho colectivo, que é o que mais se pratica (ou mais se deve praticar) e o que é mais responsável pelos resultados (de inclusão e de sucesso).
7. A inadequação deste modelo de avaliação é visível na dificuldade da operacionalização, com variadíssimas interpretações de regras e procedimentos, criando desigualdades entre os docentes do país.
8. Ao ser aplicado prejudica gravemente os alunos, quando reduz o tempo necessário para tratar de assuntos directamente ligados aos alunos (preparação de aulas, elaboração e correcção de testes, acompanhamento individualizado, envolvimento em projectos, etc) e, em última instância, obriga o professor avaliador a fazer-se substituir por outro docente num grande número de aulas ou, eventualmente, a sobrecarregar o horário dos alunos quando o professor remarca a sua aula para outro dia ou outra hora.
.
Assim sendo, os professores da Escola Secundária/3 de Valbom – Gondomar propõem ao Ministério da Educação a suspensão do actual modelo de avaliação e a criação de um modelo que tenha em conta os objectivos fundamentais da Escola Pública.
.
A suspensão do processo de avaliação permite:
§ recentrar a atenção dos professores na sua missão fundamental, trabalhando prioritariamente com os alunos,
§ rever o Estatuto da Carreira Docente e negociar um modelo de avaliação de desempenho do pessoal docente que atenda aos ritmos de trabalho adequados ao funcionamento da escola; ao reconhecimento e respeito pelo trabalho docente; à consideração e diferenciação de condições/realidades de trabalho; à necessidade de assegurar o princípio de democratização e imparcialidade dos mecanismos de avaliação, enquanto promotores de qualificação e dignificação profissional.
Moção aprovada em assembleia de professores da Escola Secundária/3 de Valbom e assinada por __ docentes, em 18 de Novembro de 2008
.
Estavam presentes, praticamente, todos os Professores da Escola. A moção foi aprovada por unanimidade. Está, neste momento, em fase de assinatura (por todos os que o pretendam fazer e, neste momento, já são mais de sessenta os que assinaram, num universo de 71 Professores. Cremos que, dentro em breve, todos terão assinado o documento).
.
.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As alterações climáticas como condicionantes da Saúde Individual e Colectiva

.
.
O Sr. Professor Doutor Nuno Formigo, da FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) esteve na nossa Escola, para tratar um temo muito actual e oportuno, por ser o que se trabalha na instituição, neste ano lectivo.
.
A sessão, de grande qualidade, teve largas dezenas de participantes, que ficaram mais ricos e sabedores, no seu final.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

sábado, 8 de novembro de 2008

Magusto 2008

.
.
Num fim de tarde e início de noite de muito frios (mas onde anda o verão de S. Martinho, este ano???), festejamos, como vimos fazendo há alguns anos, o Magusto, primeira actividade não lectiva "de marca" que concretizamos regularmente. Começou tímida, mas os petiscos do Grupo Etnográfico e Folclórico de Valbom, mais as castanhas assadas "à borliú" tornaram a noite numa romaria popular. Como nós gostamos!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Os petiscos, para acomodar o estômago
.
.
.
.
.
.
.
.
..
..
..
.
.
.
.
Actividades para os mais novos
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
..
Actividades para todos
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
E o Centro Novas Oportunidades também presente.
.
.

Curso EFA Arte Floral (Básico - 9º ano)

.
.
A idade é um posto! Os jovens fazem coisas giras, na Escola, mas estas (e este) menos jovens são fantásticos! Vejam a decoração do Magusto, que os formandos (mais as formandas, que ele é um só!), do EFA Profissional de Artes Florais - Básico, assumiram com muito gosto!
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.

Evento Nacional do Conselho Nacional de Juventude

.
.
Oh p'ra eles, prontinhos a abalar para Portimão ...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Onde hoje (8) e amanhã (9 de Novembro) vão debater várias temáticas com outros jovens de todo o país. Com a qualidade e a competência que já há muito lhes reconhecemos. Divirtam-se!
.
.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Comenius: A Escola na Alemanha

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Há pouco tempo, três Professores da nossa Escola deslocaram-se à Alemanha, mais concretamente à cidade de Recklinghausen, para trabalhar, em conjunto com Professores franceses, espanhóis e alemães, a partilha de experiências na aprendizagem de línguas estrangeiras modernas.
.
O trabalho prosseguirá aqui, na primavera, com grupos de Alunos dos países participantes, em Madrid, mais para o fim de 2009, e finalizará em Paris, com um grupo de Alunos nossos aí presente.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Artes

.
Todos sabem o quanto as artes nos são queridas.
.
Todos sabem como as artes nos querem bem.
.
Aqui ficam dois pequenos exemplos da diferença.
.
A turma de Artes Visuais, em plena actividade de aprendizagem ... por todo o lado!
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
E os formandos da Turma EFA de Artes Florais, com trabalhos ... únicos!
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

sábado, 1 de novembro de 2008

A Escola, a Europa e a Juventude

.
.
Os nossos Alunos do Secundário participaram na sessão distrital da Semana Europeia da Juventude, debatendo temas de interesse relevante para os jovens europeus.
.
A equipa que representou a Escola era composta por 12 Alunos. A sua prestação foi, a todos os títulos, brilhante. De tal forma foi reconhecido esse mérito, que 9 foram seleccionados para representar o distrito do Porto em Portimão, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Novembro. Aqui fica a lista dos Alunos que vão ao sul do país (com o nome do Aluno, tema em que participou, tema alternativo e tema de opção, entre parêntesis):
.
RICARDO MORENO - DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES/AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA);
.
ANDRÉ ROCHA - SAÚDE/DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES (AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
.
SARA FERREIRA - SAÚDE/DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES (AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
.
JOSÉ PEREIRA - COOPERAÇÃO GLOBAL/DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES (CULTURA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO)
.
CLÁUDIA VIEIRA - SAÚDE/PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA (EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL)
.
JOSÉ ROCHA - EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL/AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (CULTURA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO)
.
LEANDRO PONTES - AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL/PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA (SAÚDE)
.
LUÍSA CARVALHO - DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES/PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA (SAÚDE)
.
PAULO MORENO - COOPERAÇÃO GLOBAL/PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA (CULTURA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO)
.
Podíamos desejar-lhes sorte, mas isso seria demais. O saber bastará. Divirtam-se!
.
.