.. Temos orgulho no que a Escola fez e foi, no presente ano lectivo. Não terá sido muito diferente do seu passado, porque uma instituição é aquilo que as pessoas dela fazem e a soma, potenciada, de tudo o que antes se construiu.
.
É, também, nossa convicção que os Professores e Alunos são (e por isso foram, este ano) os agentes decisivos para o ambiente de aprendizagem e para os resultados - áreas que consideramos terem atingido bons (mesmo óptimos) níveis, face à realidade envolvente, que apontaria para um ano difícil e pouco motivador para tal. Basta constatar a irritabilidade e angústia de Professores e Funcionários, que se consideram injustiçados e injustificamente atingidos pelas medidas da tutela, se não mais ainda pela conflitualidade usada na aplicação dessas novas regras.
.
No entanto, a responsabilidade de gestão da Escola, que nos toca, só aconteceu neste ano lectivo e, por isso, só este aqui avaliamos, sem formalismos ou profundidade - isso ocorrerá posteriormente, quando o ano escolar terminar.
.
Serve esta publicação para registar o reverso da medalha, ou seja, algumas situações menos agradáveis, negativas mesmo, que foram ocorrendo. Esperamos que se não repitam. Assim:
.
Renovamos as nossas desculpas ao Aluno que teve problemas, no regresso da visita de estudo a Lisboa. Já tratámos da resolução do assunto e da sua prevenção futura, para que não volte a ocorrer. As desculpas são extensivas, naturalmente, aos seus Pais e à Associação de Pais.
.
Aos Professores e Directores das Turmas onde se registaram comportamentos desadequados, incorrectos muitas vezes, por parte de alguns Alunos (sobretudo aos que trabalham com os 7º), as nossas desculpas por não termos sido capazes de responder disciplinarmente de forma decisiva, o que conduziu a um ano lectivo, no mínimo, muito cansativo.
.
Aos Alunos do 9º ano e do Secundário que tinham uma visita de estudo a Lisboa, prevista para 1 de Junho, e que não se vai realizar, por questões logísticas, as nossas desculpas.
.
Também apresentamos desculpas aos Directores das Turmas que registaram Alunos com elevada falta de assiduidade, por termos insistido na sua manutenção na Escola, obrigando a redobrado trabalho burocrático.
.
Por último, apresentamos desculpas ao Professor e aos Alunos de EMRC, que viram anulada uma saída prevista, por questões de enquadramento.
.
Prometemos tentar fazer melhor no futuro.
..